segunda-feira, 26 de Novembro de 2012

SUBCLASSE DOS VERBOS



Também os verbos têm as suas subclasses. O verbo pode ser:

1.    intransitivo – não pede complementos.

Ex. O Rui nasceu.

2.    transitivo direto – pede complemento direto (o quê).

Ex. Eu fiz os TPC.

3.    transitivo indireto – pede complemento indireto (a quem) ou complemento oblíquo (grupo adverbial ou preposicional).

Ex. A Sónia ligou à mãe.

4.    transitivo direto e indireto – pede dois complementos: um direto e um indireto ou oblíquo.
Ex. Ela levou o casaco à irmã.

5.    copulativo – verbo que aparece numa frase em que existe um sujeito e um predicativo do sujeito (atribuição de características ou uma localização temporal ou espacial do sujeito.

Ex. A Susana está contente. / O António é professor. / Eu estou aqui.

Alguns verbos copulativos – ser, estar, parecer, ficar, continuar, permanecer, etc.

6.    Auxiliar – verbo que aparece antes de um verbo principal ou copulativo, formando um complexo verbal.
Ex. Nós tínhamos ficado à espera.

Bom estudo!

38 comentários:

  1. Ajudou me a perceber melhor as subclasses dos verbos...e esperemos que eu tenha boa nota no teste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu fico a torcer por ti, para que tenhas uma nota fabulosa. :-) :-)

      Eliminar
    2. Ajudou-me a perceber melhor as subclasses,mas tenho que estudar mais um pouco

      Eliminar
  2. ajudou-me a compreender melhor as subclasses dos verbos...só espero ter boa nota no teste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como desejei ao anónimo de 23 de janeiro das 15h, também fico a torcer pelo anónimo de 23 das 17.30h. Um beijinho e sucesso escolar não só a português. :-) :-) :-)

      Eliminar
    2. muito bom obg tenho teste amanha.......vai correr bem vou fazer por isso obg

      Eliminar
  3. Obrigado vanessa agora só quero mesmo tirar positiva! :)

    ResponderEliminar
  4. eu sou bom na lingua portuguesa

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela dica, vamos se funciona...

    ResponderEliminar
  6. Não tens de quê. Calma amanhã :-). Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Agora já sei o que é as subclasses dos vebos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres entendido. Uma pequena correção na tua frase (não é para levares a mal, OK?)
      "Agora já sei o que são as subclasses dos verbos".

      Beijinhos e boas férias! Estarei sempre ao teu dispor :-)

      Eliminar
  8. o ser é um verbo copulativo e auxiliar (na passiva por exemplo) podia me dar exemplos ?? urgente pleaseeeee

    ResponderEliminar
  9. Olá, Catarina.
    Então, aqui vão exemplos...
    O João é inteligente. - verbo 'ser, aqui é copulativo (à sua frente tem "inteligente", que é uma característica do João)
    A troca é feita pelo gerente. - verbo 'ser' é auxiliar do verbo 'fazer'.
    Entendeste?
    Espero ter ajudado. Um beijinho e muito sucesso escolar :-)

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela sua ajuda professora Vanessa :)
    - Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sou do seixto ano e hj vou fazer o enxame obrg pelas diga

      Eliminar
  11. Obrigado e felicidades com o blog

    ResponderEliminar
  12. Wow , ajudou-me mesmo, muito obrigado Professora Vanessa :D .

    ResponderEliminar
  13. obrigado, muito bom o blog e muito bem explicado, ajudou-me muito. :)

    ResponderEliminar
  14. Muito Obrigado ajudou-me a compreender muito melhor a matéria... :D

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigado pela ajuda :) Tenho teste amanhã :)

    ResponderEliminar
  16. tenho teste amanha e isto vai me ajudar de certeza

    ResponderEliminar
  17. Não percebi lá muito bem!!! Amanhã é o dia do teste e não consegui, entender o que são as subclasses do verbo!!!

    ResponderEliminar
  18. por causa da sua explicação tive 100% num teste ,obrigada !!! :)

    ResponderEliminar
  19. ajudou ai a realizar umas cabulas excelentes

    ResponderEliminar
  20. Obrigada pelo auxilio professora...através do seu blog consegui ajudar a minha filha com esta dúvida e que eu própria já não me lembrava.

    Ass. Marta

    ResponderEliminar
  21. Gostei Muito. Obrigado vamos lá ver que nota tiro no teste intermédio......

    ResponderEliminar
  22. Muitoo obrigadaa , o blogue está muito boom ;)

    ResponderEliminar
  23. Vim a este site para estudar para o exame de português e consegui decorar tudo. Esperemos que eu tire boa nota no exame.

    ResponderEliminar
  24. Espero que com isto tire boa nota no exame. Obrigado Vanessa consegui decorar tudo.

    ResponderEliminar
  25. hoje vou fazer exame
    vôce professora vanessa ajudou-me muito
    obrigado

    ResponderEliminar