quarta-feira, 23 de março de 2011

Dicas para fazeres uma apresentação oral

Já tiveste de apresentar um trabalho à tua turma e aos professores?
Se sim... é uma pilha de nervos, não é? Ou a turma fica aborrecida e não presta atenção?


Deixo aqui mais umas sugestões, para te ajudar e orientar:


Vais ter de fazer uma apresentação de um trabalho oralmente.

Para isso, tens de estruturar o método que vais utilizar, para que a apresentação seja feita de forma correcta, de modo que todos entendam a mensagem que pretendes passar.

O guião que se segue, com perguntas orientadoras, serve exactamente para isso.

Vai preenchendo, conforme cumpras com o que te é sugerido.


Guião para preparação de exposição oral
2º ciclo


Orientações


Cumpri?

Tenho um tema/título definido? Que tipo de assunto é?



O que pesquisei / material que seleccionei está relacionado com o tema?



Elaborei um plano do meu trabalho, com anotações, texto, palavras-chave, esquemas, etc?



Percebi o conteúdo do meu trabalho?
Sou capaz de explicá-lo/transmiti-lo por palavras minhas?



O meu trabalho tem uma introdução, seguida de desenvolvimento e uma conclusão? Estas três partes estão bem divididas?



Para quem se destina? Quem é o meu público?



Onde vou fazer a apresentação (sala de aula, anfiteatro, ginásio…)?



Utilizei um tipo de linguagem adequado (formal / informal / técnico / poético…)?


Tenho apoio visual / informático ( powerpoints, projecções, slides, cartazes, imagens…), devidamente organizado (já sei como e quando o vou usar)?



Quando me preparei para a apresentação oral:
·        Tive cuidado com o meu tom de voz, de modo a que todos me ouçam e percebam?
·        Tive cuidado com a dicção (modo como dizes, articulas as palavras)?
·        Obedeci à pontuação? (pausas, interrogações, ritmo…)
·        Evitei gestos desnecessários (com as mãos, o corpo…)?
·        Mantive-me, o mais possível, de frente para o meu público?
·        Evitei ler as minhas anotações ou o que está exactamente escrito nos meus recursos visuais?
·        Revelei segurança no assunto?



Estou preparado/a para possíveis perguntas que me possam fazer?



Tenho perguntas preparadas para o meu público? (e estou preparado para responder às mesmas de forma clara?)



Sou capaz de fazer um resumo sobre aquilo que apresentei?



Tenho opinião própria (bem fundamentada) acerca do assunto que tratei/apresentei (consigo concordar ou discordar, explicando porquê)?



(excerto de  uma das tarefas realizadas na formação relativa ao Novo Programa de Português)

Sem comentários:

Enviar um comentário