sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O novo acordo ortográfico!!!

Já falei nas nossas aulas que a forma como escrevemos certas palavras vai sofrer algumas alterações.
Esta mudança deve-se ao novo acordo ortográfico. O que é isso?
Vamos por partes:

Como sabes a nossa bela, rica e complexa língua não é só falada em Portugal.

Fala-se Português no Brasil, Cabo Verde, Angola, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné Bissau. Ou seja, há milhões de falantes.


Ora nestes países nem todas as palavras são ditas e escritas da mesma forma, embora a língua seja considerada a mesma.

Já não é a primeira vez (e certamente não será esta a última) que se tenta unificar (tornar única, na medida do possível) a ortografia (forma como se escreve). Consegues entender para quê? Para que todos os falantes de português escrevam da mesma maneira, para evitar confusões.

A primeira vez que se fez um acordo ortográfico foi em 1911. Contudo, o acordo de 1990 foi o mais importante... até à data.

Nota que, há alguns anos, certas palavras que conheces hoje, escreviam-se de forma diferente... um exemplo: farmácia! Pois, há uns belos anos escrevia-se pharmacia.
     

As pessoas acabaram por se habituar, como agora também irão. Como tu irás!

Para que o actual acordo fosse aceite, tinha de haver o "sim" de pelo menos três países lusófonos (países onde se fala a nossa língua), o que aconteceu.
Estamos agora à beira de algumas mudanças, que no princípio podem causar algumas confusões... mas não desesperes! Isto devagarinho vai eheheh...

Até 2015 vamos estar em fase de transição, isto é... vamos aprendendo as novas maneiras de escrever algumas palavras e até lá são permitidas as formas "antiga" e a "nova" ao mesmo tempo.
Depois de 2015, temos todos de escrever de acordo com as novas regras.

Repara que não és só tu que vais ter de aprender... os teus professores, os teus familiares, os teus amigos... TODA A GENTE!!

Então, devagarinho, irei começar aqui a ensinar as novidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário