quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDES


Hoje comemora-se uma data muito importante para todos os Portugueses.
Sabes a razão do 1º de Dezembro? O que é que aconteceu nesse dia em 1640???

Estás recordado de termos aqui falado sobre D.Sebastião? Se estás esquecido, vai ver novamente neste blogue (vai ao arquivo de Novembro, foi publicado no dia 8).

Ora a morte inesperada de D.Sebastião, que não deixou quaisquer descendentes para o trono do reino de Portugal, veio contribuir fortemente para a perda da nossa independência para o país vizinho, a Espanha.

A coroa passou para Filipe II de Espanha, que prometeu zelar pelos interesses e respeitar as nossas leis, costumes e tradições. Porém, essa promessa não foi cumprida, levando os Portugueses a uma situação de obediência a Espanha e perda de identidade.

Com isto, surgiu um movimento conspirador, dentro do seio do clero e da nobreza (as classes com mais poder e riqueza) - no dia um de Dezembro de 1640 um grupo de 40 fidalgos entrou no Paço da Ribeira, onde vivia a Duquesa de Mântua, que cá estava a representar a corte espanhola. Aqui, esse grupo mata o secretário da Duquesa e logo depois, vem à janela gritar: "D.João, Duque de Bragança, Rei de Portugal!!!"

Estava terminado então o período de 60 anos do domínio espanhol sobre o nosso país.
Toda a população portuguesa ficou muito satisfeita, mas agora era urgente defender as fronteiras, pois a retaliação espanhola era provável. Para isso, foi obrigatório que todos os homens, dos 16 aos 60 anos, se alistassem para a guerra, e armas foram construídas para o efeito.
Deu-se então a Restauração da Independência de Portugal.
Portugal volta a ser INDEPENDENTE!!!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário