segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Curiosidade do Dia

"Ficar a ver navios"... já ouviste esta também, ou não?
 "O João ficou a ver navios"
É uma expressão bastante comum. Sabes o que significa?
significado: decepção, não ter o que se deseja.

origem: em 1578, D. Sebastião perdeu a vida na batalha de Alcácer-Quibir, em Marrocos, mas muitos não quiseram acreditar em tal infortúnio*. Por isso, era muito comum encontrarem-se "mirones"(1) no Alto de Santa Catarina a olhar para os navios, à espera que o malogrado (2) Rei regressasse. O povo começou logo a dizer mal daqueles que "iam ver navios" e a expressão implantou-se na sociedade.

*infortúnio - infelicidade, calamidade, desventura
do latim infortunium

(1) mirones - observadores, espectadores, os que observam o jogo sem nele participarem.
(2) malogrado - (adjectivo, masculino, singular) aquele que se gorou,  que teve mau êxito, que teve fim prematuro (antes do tempo)

Quem foi D.Sebastião?? 
Foi um dos Reis de Portugal, o 16º para ser mais preciso, que reinou durante muito pouco tempo, nasceu no dia 20 de Janeiro de 1544 e faleceu no dia 4 de Agosto de 1578, na famosa batalha referida anteriormente.
Começou a reinar no dia 11 de Junho de 1557, com apenas três anos e meio de idade. Uma das suas características era ser muito inteligente e ocupava grande parte do seu tempo com caçadas, exercícios religiosos e livros de História, nomeadamente a de Portugal. Tinha um grande espírito aventureiro e via o Amor como símbolo de fraqueza. Tinha o cognome de "O Desejado"... Estás curioso? 

Se queres saber mais clica neste link... http://www.arqnet.pt/dicionario/sebastiao1rei.html 

A história deste nosso jovem Rei é bem interessante, envolta em mistério.  


Sem comentários:

Enviar um comentário