domingo, 24 de outubro de 2010

Curiosidade do Dia

Mais uma curiosidade! E hoje tenho uma expressão que usamos com enorme frequência, sempre que algo não corre de feição..."Que maçada".
significado: contratempo,chatice

origem: nos tempos áureos* das conquistas imperiais romanas, as tropas de Roma tinham uma zona para conquistar, perto do Mar Morto, chamada MASSADA. Os Zelotos, povo aí residente, trancaram-se num templo, com a esperança de que os Romanos não os descobrissem. No entanto, o exército começou imediatamente a destruir o templo, enquanto o povo Zeloto desesperava por alguma solução. Para evitarem a  humilhação da rendição, os Zelotos decidiram-se pelo suicídio colectivo. Esta expressão tornou-se sinónimo da grande "chatice" pela qual teve de passar este pequeno povo.

*tempos áureos: tempos de muito valor, nobres, magníficos.

Sabes onde fica o Mar Morto? 
O Mar Morto fica no Médio Oriente, na região interior da Palestina e banha a Cisjordânia, Israel e a Jordânia. É um lago (e não um mar) com 82 km de comprimento e 18 km de largura; está a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo e 417 metros sob o nível do mar, sendo este o ponto mais baixo da Terra.
Tem uma enorme concentração de sal, o que impossibilita qualquer tipo de forma de vida... qualquer peixe que venha do Rio Jordão (rio que o "alimenta") morre mal entra nestas águas. 
Daí o seu nome "Mar Morto".


Sem comentários:

Enviar um comentário